Lavar as Mãos pode reduzir o Risco de Doenças

 

Você sabia que o simples hábito de lavar as mãos pode reduzir em até 60% o risco de contágio e propagação de doenças?

A higienização adequada das mãos pode impedir que você fique doente e também é capaz de interromper a transmissão de infecções virais, bacterianas e parasitárias para outras pessoas.

Grande parte das infecções comuns, como resfriados, gripes, intoxicação alimentar, hepatite A, parasitoses intestinais e muitas outras, são transmitidas por mãos contaminadas. Mesmo as infecções respiratórias, que podem ser transmitidas através da tosse ou do espirro, são, na verdade, transmitidas com mais frequência pelas mãos do que pelo ar.

POR QUE A MÃO PODE TRANSMITIR TANTAS DOENÇAS?

Quando você tosse ou espirra, qual é a parte do corpo que você usa para proteger a boca? Quando o seu nariz está escorrendo, qual é a parte do corpo que você mais usa para limpá-lo?

Quando você termina de evacuar qual é a parte do corpo que você usa para se limpar? E para dar descarga? Quando você desce uma escada em um local público, o que você usa para se apoiar no corrimão?

E para abrir portas ou segurar em dinheiro? Quando o metrô ou ônibus estão lotados e você fica em pé, que parte do corpo você usa para se apoiar e não cair? E para trocar as fraldas do seu bebê?

Tem mais: que parte do corpo você usa para preparar a comida? Que parte do corpo você usa para comer? E para coçar os olhos ou o nariz? Escovar os dentes ou usar o fio dental? Quantas vezes por dia você passa a mãos nos lábios?

Existem trilhões de micróbios nas suas mãos. Obviamente, a maior parte deles é inofensiva e faz parte da flora microbiana natural da sua pele. Porém, nem todos os micróbios no qual as nossas mãos entram em contato ao longo do dia são inofensivos.

QUANDO AS MÃOS DEVEM SER LAVADAS?

Para evitar a transmissão de doenças, as mãos devem sempre ser lavadas:

* Antes e depois de preparar comidas;
* Antes de começar a comer;
* Antes de tratar qualquer ferida ou machucado;
* Antes e depois de entrar em contato com qualquer pessoa doente;
* Depois de usar o banheiro.
* Depois de trocar fraldas ou limpar alguma criança que tenha ido ao banheiro;
* Depois de assoar o nariz, tossir, espirrar ou ter contato com qualquer tipo de secreção corporal;
* Depois de apertar as mãos de outra pessoa;
* Depois de entrar em contato com animais;
* Após manusear lixo;
* Após manusear aparelhos eletrônicos ou acessórios, como celulares, computadores, controles remotos (SIM!!!)
* Toda a vez que a mão estiver nitidamente com alguma sujeira.

Você também deve lavar as mãos após o contato com superfícies de uso público, como corrimão, transporte público ou dinheiro. Enquanto você não tiver acesso à água ou álcool em gel, evite levar as mãos à boca, ao nariz ou aos olhos. Enquanto o germe estiver restrito à pele, ele não irá lhe fazer mal.

COMO LAVAR AS MÃOS DA FORMA CORRETA? Veja no quadro abaixo:

 

Obs.: Não se esqueça também de lavar as unhas!

E então? Partiu lavar as mãos?

Você pode gostar...